A Casa do Beco completa, em 2022, VINTE E SEIS anos de trajetória artística e sociocultural. Desde sua formação esse coletivo atua ininterruptamente no Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio (BH/MG) e, desde o ano 2000, vem se estruturando para cumprir com eficiência seu papel multiplicador. Neste processo, teve fundamental importância o trabalho sistemático de planejamento estratégico coordenado, voluntariamente, pelo produtor e gestor cultural Romulo Avelar, que assessorou a instituição até 2017.
Em 2020 a instituição foi selecionada para integrar a Falcons University e em 2021 foi convidada para ser uma das Fellows da Rede Gerando Falcoes. Também em 2021 a Casa foi selecionada para integrar o processo do VOA/Ambev e em 2022 continua no segundo ano com o programa PEX/VOA/Ambev (Programa de Excelência).
Foi no ano de 2003 que o, inicialmente Grupo do Beco – do qual originou-se o projeto maior Casa do Beco –, adquiriu a Casa do Beco, cuja missão é promover a transformação social e contribuir para a ampliação das possibilidades de acesso ao conhecimento, utilizando como ferramentas atividades culturais e artísticas. Desde então, a instituição vem sendo palco de diversas ações culturais importantes para a comunidade em que está inserida e para a cidade.
Em 2010 a Casa tornou-se Ponto de Cultura pelo programa Cultura Viva, do Ministério da Cultura, através do edital da Secretaria Estadual de Minas, o que conferiu novo impulso para suas atividades.
A Casa do Beco tem uma gama de atividades no escopo de suas ações. Dentre elas, destacam-se o Grupo Teatro Entre Elas, o Grupo do Beco, a Cia Movimento do Beco e o Cine Beco, que integram o NÚCLEO PARA CRIAR, ENCANTAR E TRANSFORMAR da instituição e buscam a profissionalização de seus integrantes e, no caso do Grupo Teatro Entre Elas, a promoção de qualidade de vida e saúde por meio do Teatro. Estes coletivos artísticos realizam constantemente pesquisas artísticas, montagens e circulações de seus espetáculos.

Missão

“A missão da Casa do Beco é promover o desenvolvimento humano e a transformação social, utilizando como ferramentas atividades artísticas, especialmente o teatro”.

Visão

(Horizonte de 5 anos)
A Casa do Beco se propõe a ser um centro cultural aberto continuamente, com equipe receptiva bem preparada e atividades culturais de caráter educativo não apenas em teatro, mas também em outras áreas artísticas. Deverá funcionar como espaço de convivência, que atraia o público ao longo de todo o dia.
A equipe cria estratégias eficazes de comunicação com o público, que incluem cortejos pelo Morro, abordagem direta dos moradores e inserções nas mídias tradicionais.
Para garantir a sustentabilidade da instituição e dos profissionais envolvidos, será composta uma equipe coesa de captação e serão firmadas parcerias com outras instituições.

Valores

*Respeito;
*Integridade;
*Comprometimento;
*Transformação;
*Difusão;
*Inclusão;
*Integração;
* Multiplicação;
* Atuação política;
* Independência;
*Coletividade;
* Excelência artística;