2003  -  É Inaugurada a Casa do Beco espaço sociocultural, com ênfase no teatro, sediado no Morro do Papagaio/Aglomerado Santa Lúcia, em Belo Horizonte/MG – Brasil. Até 2009, era usado como sede do Grupo do Beco - elenco formado por moradores da comunidade que usa o cotidiano da favela como referência para sua pesquisa dramatúrgica e artística.

 

2010  -   O espaço passa a ser gerido por uma nova equipe,  que busca  focar seus esforços na formação de novos cidadãos com olhares sensibilizados pelo poder da arte. Para a instituição é importante  que suas atividades  busquem representar a vida no Morro, a partir das perspectivas de quem nele vive; buscando dialogar com outras referências,  distintas dos estigmas de violência e miséria. Enquanto isso o Grupo do Beco está realizando um processo de pesquisa para o seu próximo espetáculo.

 

2012  -  A Casa do Beco implantou suas primeiras oficinas técnicas:  a oficina de Caracterização Cênica, a oficina de Iluminação, parceria com o Núcleo Técnico e a oficina de Audiovisual em parceria com a “Quarteto Filmes”. A instituição tem garantido uma programação artística intensa através de parcerias com vários grupos teatrais da cidade. As apresentações acontecem na Casa do Beco bem como nas praças e ruas da comunidade. Parceiros como Maria Cotia, FIT, Horizontes Urbanos, Pé na rua do Galpão Cine Horto,  Michele Ferreira, Renato Millani, Pierrot Lunar, Cia Malarrumada, dentre outros têm garantido uma excelente qualidade na programação da Casa.

 

Outros projetos integram o trabalho da Casa, tais como o “Cozinha Cultural”, Cine Beco e “Teatro na Laje. Este último, premiado pela Brazil Foundation, em 2006, leva o teatro para públicos usualmente distantes das casas de espetáculos, tendo recebido também, em 2009, o Grande Colar do Mérito Legislativo da Câmara Municipal de Belo Horizonte, comenda oferecida a pessoas e instituições com trabalhos relevantes para a capital mineira. Assim, desde o início do Grupo do Beco, a instituição vem tentando fazer com que o teatro, atividade popular em sua origem, mas elitizada em nossos tempos, seja acessível a todos os cidadãos.

Dia das Crianças - Vamos Brincar de Brincar? Apresentação de Rua - Barragem Santa Lúcia
Vivêndo Entre Elas - Casa do Beco

Avenida Artur Bernardes, 3876 - Barragem Santa Lúcia

30335-790 - Belo Horizonte - Minas Gerais - (31) 3297.1455
Siga-nos