O que é a casa do beco

Um Ponto de Cultura dedicado à transformação do indivíduo através da arte

A CASA DO BECO surgiu em 2003, a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco (criado em 1995). Localizada aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na região Centro Sul de Belo Horizonte (MG), a instituição é um Ponto de Cultura desde 2010 e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística, especialmente do teatro, em sua comunidade, além disponibilizar suas atividades a outros públicos da cidade.

Aberta ao público desde 2011, a Casa é espaço de intercâmbio de experiências culturais diversas. Buscando a formação humana e profissional através da arte, são oferecidas oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos. Além disso, há uma ampla programação artística e cultural, sempre gratuita, que mescla grandes sucessos do teatro dos grupos mais distintos da cidade e as montagens produzidas pela própria Instituição.

Através de seu Núcleo artístico, composto pelo Grupo do Beco e pela Companhia Movimento do Beco, a Casa oferece aos seus artistas a oportunidade de se profissionalizar no teatro e na dança, expressando nos palcos as cenas de seu cotidiano.

Para manter suas atividades, a Casa do Beco conta com a colaboração de parceiros, amigos e empresas que apoiam seus projetos.

Atualmente, a programação da Casa do Beco é mantida graças ao patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e do Instituto Unimed BH, via da Lei Rouanet, viabilizado pelo incentivo de pessoas físicas.

A Instituição também conta com os recursos do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, na Manutenção do projeto “Multiplicando Multiplicadores”, e do Fundo Municipal e Cultura de Belo Horizonte, para a ampliação desse mesmo projeto e também para a nova montagem teatral do Grupo do Beco (Micro Mundo).

Assim, desde suas origens, com a experiência inicial do Grupo do Beco, em 1995, a instituição vem tentando fazer com que o teatro, atividade popular em sua origem, mas elitizada em nossos tempos, seja acessível a todos os cidadãos.