Oficinas

Para a Casa do Beco o processo pedagógico é imprescindível para a formação de novos artistas, de pessoas mais sensíveis ao próximo, à sua comunidade, em favor de um mundo mais justo. Para tanto, são oferecidas oficinas diversas.

Coordenação pedagógica: Marcelo Oliveira.

Conheça nossas oficinas, cursos e atividades formativas.

Multiplicando Multiplicadores

Destina-se à preparação de educadores que atuam em instituições locais. Estes profissionais, em dupla com os artistas da Casa do Beco, formulam aulas práticas de teatro a serem desenvolvidas junto às/aos estudantes. Para essa ação, há uma parceria com a E.E. D. Augusta Gonçalves Nogueira, a Escolinha Evangélica e a Catequese da Paróquia Nossa Senhora do Morro.

Educadores do Projeto: Amanda Gonçalves, Alexandre Almeida, Angela Pereira, Arilda Arruda, Beatriz Ferraz, César Júnior, Julia Ferreira, Marcela Sousa, Rita de Cássia, Willian Inácio

Oficina de Capoeira

Em parceria com o Centro Mineiro de Capoeiragem, a oficina oferece a crianças, jovens e adultos o (re)conhecimento da arte da Capoeira e suas ramificações – a roda de capoeira, roda de samba, além do aprimoramento técnico da arte da capoeira.

Educador: Augusto Bonatto (Mestre Guto)

Oficina “O Teatro Entre Elas”

Essa oficina trabalha atualmente com mulheres moradoras das comunidades do Morro do Papagaio e do Alto Vera Cruz. Sua ação tem como focos o universo feminino e a realidade sociocultural das integrantes, para que criem e atuem em peças teatrais elaboradas a partir de suas próprias vivências.

Educadores: Fernanda Carvalho, Liliane Alves e Marcelo Oliveira

Oficina de Danças Urbanas

Em seu segundo ano, a oficina desenvolve o reconhecimento da especificidade do espaço de ocupação do artista da dança, morador de favela, em busca da valorização das linguagens da dança de rua e seus desdobramentos, produzidos a partir daquele contexto e em diálogo com outras referências culturais.

Educador: Victor Alves

Adolescer ou Não

Busca desenvolver um trabalho de conscientização social e cidadã junto aos adolescentes moradores da comunidade, e também discutir sobre a importância da arte transformadora produzida por jovens, que buscam no teatro oportunidade de profissionalização.

Educadores: Marcelo Oliveira e Polyanna Horta.

Oficina “O Afeto Na Melhor Idade”

Através de parceria com o Centro de Saúde Santa Lúcia, essa atividade busca proporcionar o reconhecimento e a valorização do idoso na comunidade. Arte terapia como forma de vivência do afeto como construção identitária.

Educadora: Sol Zofiro.

Oficinas Técnicas

Série de oficinas abertas à comunidade e realizadas na Casa do Beco, destinadas à formação técnica de profissionais para as áreas de iluminação, cenografia e figurinos.

Tô Íno Alí

A Casa do Beco realiza também intercâmbios e parcerias com outros grupos e entidades para o desenvolvimento de oficinas, cursos e montagens teatrais. Essa ação já foi implantada nos municípios mineiros de Caraí e Rubim (Vale do Jequitinhonha), Congonhas e no Alto Vera Cruz (Belo Horizonte).

Mostras Culturais

É o momento de integração das turmas e das famílias dos participantes das Oficinas da Casa do Beco. Semestralmente participantes, professores, profissionais da arte, comunidade e equipe geral se organizam para uma apresentação dos trabalhos realizados a partir das vivências e construções coletivas.