notícias

Cia. de dança formada por jovens dançarinos de hip hop e dança contemporânea, moradores da comunidade Aglomerado Santa Lúcia, estreiam seu segundo espetáculo.

Cia Movimento do Beco estreou espetáculo “Lâminas”

Compartilhe

Criada em 2013, a partir do desejo de jovens moradores da comunidade, dançarinos de hip hop e dança contemporânea. Suas coreografias e seus espetáculos têm como inspiração anseios relacionados à sua realidade social. Em seu histórico artístico, a Cia já montou o espetáculo “Estima” e a videodança “Folhas Secas me Outonam”. Em 2018, estreou “Lâminas”.

“Lâminas” é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvida a partir do tema “Juventude e Drogas”, que por meio da coreografia procura transmitir anseios e reflexões intrínsecos à realidade social dos jovens responsáveis pela montagem.

Justamente devido à participação dos jovens moradores na concepção da coreografia, criada a partir das técnicas de dança em hip hop e dança contemporânea experimentadas na companhia, “Lâminas” expurga as inquietações da juventude a respeito das vontades internas, dos limites e possibilidades de interação com o mundo das drogas. O título do espetáculo, remete a ideia de uma “faca de dois gumes”, abordando a temática das drogas como uma situação que trafega entre prazer e  dependência; exageros e equilíbrios; overdoses e abstinências; natural e sintético; lícitos e ilícitos; consumismo e criminalização.

 

“O ponto de partida para a construção da coreografia foram as drogas ilícitas e seus diversos efeitos e danos causados numa sociedade, cujo sistema dominador insiste em tratar do assunto como caso de polícia e não como caso de saúde pública como é o caso de países mais avançados nessa discussão”, conta o diretor da montagem “Victor Alves”.

 

Sinopse

Vícios e prazeres. Parecem antagônicos, mas caminham juntos. Uma faca de dois gumes. Na jornada humana, o desejo nos leva à busca por muita coisa, e também à fuga de muitas outras. E como o vício e o prazer, a busca e a fuga também caminham juntas, levando-nos a experimentar nossos próprios e imensuráveis limites ou fugir de nossos temores e realidades. “Lâminas” é o segundo espetáculo da Cia. Movimento do Beco. O nome da montagem faz alusão a uma faca não só de dois gumes, mas à variedade de questões evocadas pelo tema.

 

Ficha técnica
Direção: Victor Alves
Elenco: Amanda Gonçalves, Carol Oliveira, Jéssica Cristina, Ramon Paixão e Willian Inácio
Assistência de Direção: Amanda Gonçalves
Coreografia: Amanda Gonçalves (Em processo de construção colaborativa com Elenco e Direção)
Trilha Sonora: Ronilson Silva
Cenografia: Cícero Miranda
Figurinos: José Lúcio Martins
Iluminação: Doni Oliveira
Fotógrafo: Roberth Michael
Design Gráfico: Giovanni Damásio (Agência Cognitiva)
Classificação Indicativa: 14 anos
Duração: 50 minutos

 

Para quem perdeu, em breve divulgaremos novas datas.
Abaixo, algumas fotos da estreia do espetáculo: