Programação

13/11/2020

Horário: 2020-11-11 18:00:00

Live - Infâncias na periferia: a arte de brincar e de interpretar, transformando realidades

Local: FACEBOOK: @acasadobeco

Compartilhe

Live Infâncias na periferia: a arte de brincar e de interpretar, transformando realidades

Em nossa próxima live, um bate-papo com Roquinho (Brincante, Pesquisador da cultura da infância e ​Membro Fundador da Carretel Cultural) e integrantes do Grupo do Beco. A prosa será sobre a criação artística envolvendo a arte do brincar e as experiências vivenciadas por artistas e brincantes nos processos de pesquisa e interpretação teatral.

A mediação será da nossa querida Liliane Alves.

O Grupo do Beco surgiu em 1995, por iniciativa de jovens moradoras/es do Morro do Papagaio/Aglomerado Sta. Lúcia, em Belo Horizonte MG, interessados pela arte do Teatro protagonizado a partir do olhar de quem vive no Morro. As repercussões de suas primeiras montagens deram origem à Casa do Beco.

 Sua formação atual é marcada pela arte generosa e transformadora de Alexandre Almeida, Fernanda Carvalho e Marcela Matos, que já compartilharam sua experiência até fora do Brasil. Sim! Em 2018, o Grupo participou do XIV Encuentro Internacional de Teatro: Achupallas, “Cerros de Culturas” (Chile), apresentando a contação de histórias “Histórias de Lá e de Cá”. Seu espetáculo mais recente, “Céu da Rua”, estreou em 2019 e apresenta um olhar sobre a infância através da percepção dos moradores do Morro do Papagaio, e traz à cena brinquedos e brincadeiras de todas as gerações. O tema da infância, aliás, está presente nas produções anteriores do Grupo.

O Grupo do Beco é um dos quatro coletivos que integra o Núcleo para Criar, Encantar e Transformar da Associação Cultural Casa do Beco que, no ano de 2020, está sendo patrocinada pelo Instituto @unimedbh por meio do incentivo de mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores através da Lei de Incentivo à Cultura.

Ah! Enquanto isto, passa lá no Perfil da @grupodobeco, para saber mais desse trabalho lindo!

::Agende-se!::

13 de Novembro, Sexta-feira, às 18h, no FACEBOOK DA CASA DO BECO (www.facebook.com/acasadobeco).

 


Fotos: Acervo Grupo do Beco, Sílvio Abras, Liliane Alves