Programação

04/11/2020

Horário: 2020-11-02 18:00:00

Live - “Arte, Favela, Negritude: um panorama sobre a produção artística no Morro do Papagaio” 

Local: Instagram: @casa_dobeco

Compartilhe

Live – “Arte, Favela, Negritude: um panorama sobre a produção artística no Morro do Papagaio” 


O 4 de novembro foi estabelecido em alguns estados e municípios brasileiros como o Dia da Favela. É ocasião oportuna para que a sociedade transforme o olhar estereotipado sobre estes espaços que são, em geral, vistos de maneira essencializada apenas como o lugar da “violência”, da “carência”, da “falta”. Mas que são, sobretudo lugares constituídos por experiências diversas e que têm muito a contribuir com as transformações sociais no país. Isto porque nas favelas, periferias, nos subúrbios, as pessoas têm recriado a vida em condições muito adversas, mas com muita resistência, trabalho, lutas diárias pelo direito à existência digna, pelo respeito à cidadania.

Por tudo isto e, por ocasião do Mês da Consciência Negra, neste 04 de Novembro de 2020, nós da Casa do Beco convidamos você a juntar-se a nós para um papo importante sobre “Arte, Favela e Negritude”. A ideia é pensarmos juntes sobre esse tema a partir das experiências artísticas e culturais desenvolvidas no Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio (BH/MG).

Teremos o prazer de receber para essa troca: Alexsandro Trigger (Curador do Festival Papagaio Cultural); Charlene Duarte (Chark) (fotógrafo); e Samantha Rocha (Professora de Dança), que moram e atuam na comunidade e na cidade e cujos apontam caminhos novos e importantes na continuidade dessas lutas.

A Mediação da live será de Gabriela Matos e Pri Campelo, que integram o Cine Beco, um dos 4 coletivos artísticos do nosso Núcleo para Criar, Encantar e Transformar.

O Cine Beco foi oficializado em 2010 enquanto uma das ações da Casa do Beco, após felizes experiências de projeções de vídeos realizadas na comunidade desde 2005.
Atualmente com uma nova equipe, tem agregado dentre suas ações a experiência de criação em audiovisual.

::Agende-se!::

04 de Novembro, Quarta- feira, às 18h, no INSTAGRAM DA CASA DO BECO (https://www.instagram.com/casa_dobeco/).

 

VEM COM A GENTE!

Fotos: Roberth Michael(foto da comunidade) e Acervos Pessoais  de Alexsandro Trigger, Charlene Duarte (Chark) e Sam Rocha, Gabriela Matos e Pri Campelo